Plano Museológico do MIS-CE: Diálogo e Planejamento na Gestão do Museu


O Museu da Imagem e do Som do Ceará tem realizado, desde janeiro de 2009, discussões para a implementação de um Plano Museológico. O documento, também conhecido como Plano Diretor, fundamenta as diretrizes de trabalho do museu, as metas para curto, médio e longo prazo, diagnostica os problemas e potenciais de cada setor do museu e define os planos de ação.
Na Lei 11.904/2009, o artigo 44 define que é “dever dos museus elaborar e implementar o Plano Museológico”. A lei passou a vigorar a partir de janeiro de 2009 e dá o prazo de cinco anos para que as instituições se adéqüem ao Estatuto dos Museus. O MIS-CE saiu na frente na discussão e deve ser o primeiro museu do Estado a implementar o seu Plano Museológico até o fim de 2009.
As discussões têm sido realizadas com todos os funcionários do museu às quartas-feiras em horários alternados, para que os estagiários, que atuam durante meio expediente, possam também participar. Até o momento as discussões definiram a missão, a visão, os valores e iniciou-se o debate acerca do Programa de Acervos.
É uma longa caminhada até a finalização do documento. Mas como nos lembra Stuart Davies, da Museums & Galleries Commission (consultoria do governo britânico sobre assuntos relacionados a museus), o Plano Museológico ajuda a assegurar no longo prazo a salvaguarda do acervo, deixa claro para toda a equipe o que se está querendo realizar e conduz ao uso mais eficaz dos recursos.
Outro benefício do plano é a oportunidade de sentar para discutir problemas e potenciais do museu em uma mesa de negociações com voto paritário, estabelecendo no cotidiano do museu as práticas do diálogo e da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário